Educação infantil

Educação Infantil

O Projeto Político Pedagógico para a Educação Infantil contém importantes aspectos aos quais as professoras devem estar atentas, tais como:

  1. Concepção e Aprendizagem

  2. Diretrizes Pedagógicas

  3. Metodologia

  4. Avaliação do Desenvolvimento Infantil

Ensino fundamental

Ensino Fundamental

De acordo com o projeto político pedagógico para o ensino fundamental, vale ressaltar alguns aspectos importantes aos quais os professores devem estar atentos:

  1. Objetivo Geral para a Educação Básica

  2. Objetivos Específicos

  3. Introdução das Atividades Permanentes

  4. Olhar Sobre a Avaliação

Educação Infantil

Concepção de aprendizagem

Ao discutirmos a concepção de aprendizagem para a educação infantil, nos embasamos nos estudos de Vygotsky e da psicogenética de Jean Piaget, pois acreditamos que a criança constrói o seu conhecimento na interação com o meio sociocultural em que está inserida, que a constitui e que é por ela constituído. Essas interações ocorrem entre as próprias crianças e destas com os educadores envolvidos na prática pedagógica e são medidas, prioritariamente, pela linguagem.

Assim, no atual estágio das nossas reflexões, um dos encaminhamentos metodológicos que dará conta dessa conjugação de fatores é o projeto de trabalho.

A sistematização desses projetos se inicia com conversas entre professores e alunos para levantarem os assuntos pertinentes a cada turma. Depois partimos para as reuniões pedagógicas, em que os professores apresentam sugestões quanto aos objetivos, as abordagens temáticas e as estratégias a serem utilizadas em cada área. Após esse levantamento inicial, a coordenação pedagógica num trabalho conjunto com os professores sistematiza os projetos, com o objetivo de discuti-los e elaborarem uma proposta do trabalho que será desenvolvido no decorrer do ano letivo.

Os projetos multidisciplinares contemplam alguns temas vivenciados pela comunidade, datas comemorativas, temas abrangentes e contemporâneos, que são acrescentados aos conteúdos escolares. Serão abordados dentro de temas geradores, que trazem um conjunto de conteúdos que de acordo com a proposta de transversalidade, fazem parte do ensino de todas as disciplinas, possibilitando ao professor trabalhar de maneira mais dinâmica.

A organização dos conteúdos far-se-á de forma a desenvolver atividades de ensino e aprendizagem dentro dos seguintes princípios:

I – O planejamento dos projetos dar-se-á de maneira cooperativa envolvendo a participação de alunos e professores;

II – A organização das etapas do projeto deverá ser previamente planejada de forma a comportar as atividades que se pretende realizar do tempo e do espaço que se dispõe;

III – Os conteúdos serão organizados de forma a reunir os diversos assuntos em função dos principais eixos de cada tema, visando garantir o equilíbrio e a coerência interna entre os conteúdos;

IV – Os temas serão desenvolvidos dentro de um contexto com o objetivo de permitir perceber as possíveis articulações e inter-relações existentes entre eles e programá-los de acordo com a sua realidade.

Diretrizes pedagógicas

As diretrizes pedagógicas que fundamentam a proposta devem considerar a criança como um ser em desenvolvimento, um ser ativo, motivado pela necessidade de ampliar seu conhecimento e experiências. Alcançando progressivos graus de autonomia frente às estimulações de seu ambiente. Dentro destas diretrizes a proposta se fundamentará em:

1) proporcionar às crianças atividades de orientação necessária ao seu desenvolvimento mental, social e físico;

2) desenvolver as suas potencialidades, atendendo às diferenças individuais;

3) dar condições à criança para que ela possa aumentar seus conhecimentos, partindo do seu saber, proporcionando-lhe assim, melhor compreensão do mundo em que vivem as relações culturais e sociais de um jeito crítico e transformador;

4) possibilitar através do olhar, da exploração, construção, criação e convivência, condições de transformar o que sabia e o que aprendeu em um novo conhecimento;

5) desenvolver e estimular o espírito de convivência, solidariedade e participação através da vivência de situações;

6) estimular o desenvolvimento da autoconfiança para adquirir conhecimentos e superar dificuldades que ela possa enfrentar;

7) empenhar-se na formação da criança, aceitando alunos de ambos os sexos, de qualquer raça, credo ou classe;

8) atender as crianças nas suas necessidades, segurança, amor, confiança, oportunizando sua socialização com os colegas e com todas as pessoas que as rodeiam;

9) trabalhar juntamente com os pais por meio de entrevistas, reuniões, debates, palestras, para que a educação exercida sobre as crianças seja de mesma natureza por parte da Escola e da família;

10) enfatizar a clareza de expressão por meio da linguagem falada, da pintura, da modelagem, da música e da expressão corporal.

Metodologia

O CERMJR adotará uma metodologia fundamentada em teorias que privilegiam o aluno como sujeito numa relação dialógica e dinâmica.  Valorizamos a prática de ensinar por intermédio de projeto. Dessa forma, a partir dos problemas extraídos do cotidiano dos alunos, de questões sociais ou de fatos atuais, os educandos irão construir o processo de aprendizagem. Está dimensionada não só em conceitos, mas também em procedimentos e atitudes.

Os conceitos permitem interpretar fatos e dados, são generalizações úteis que permitem organizar a realidade, interpretá-la e entendê-la.

Os procedimentos possibilitam o desenvolvimento de capacidades relacionadas com o saber fazer, aplicáveis às distintas situações.

As atitudes envolvem o componente efetivo – predisposição, interesse, motivação que é fundamental no processo ensino/aprendizagem. As atitudes têm a mesma importância que os conceitos e procedimentos, pois, de certa forma, funcionam como condições para que eles se desenvolvam.

O processo de aprendizagem será compartilhado, no qual o aluno, com a ajuda do professor mostrar-se-á:

a) progressivamente competente;

b) autônomo na realização de tarefas, na utilização de conceitos e no exercício de determinadas atitudes.

Avaliação do desenvolvimento infantil

A avaliação na Educação Infantil é definida a partir de uma concepção de desenvolvimento integrado e assim deve ser processual, acontecendo de forma sistemática e contínua.

Seu acompanhamento e registro tem objetivo de diagnóstico e não de promoção ou retenção, exigindo a redefinição das estratégias metodológicas utilizadas com as crianças de 0 até 5 anos de idade.

A avaliação, parte do processo de aprendizagem tem as seguintes funções:

  • diagnóstica – busca investigar os conhecimentos que o aluno traz para a sala de aula;
  • formativa – no sentido de acompanhar as etapas da aprendizagem e da totalidade do percurso pessoal;
  • contínua e cumulativa – visando organizar as ações educativas subsequentes.

 

Caberá ao professor e à equipe pedagógica determinar a metodologia de avaliação a ser utilizada, implementando a execução.

A avaliação na Educação Infantil é um reflexo do trabalho em conjunto, envolvendo todos os profissionais que trabalham de forma direta com a criança. Os fatores analisados são, em sua maioria não definitivos, característicos de um determinado estágio de desenvolvimento, representando a situação do momento da criança.

» Conheça um pouco mais sobre a Educação Infantil do CERMJR

Ensino Fundamental

Objetivo Geral para a Educação Básica

O pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e habilitação para a continuidade do processo de aprendizagem.

Objetivos Específicos

Os projetos institucionais que deverão ser desenvolvidos no CERMJR são fundamentados nos seguintes princípios estabelecidos pelo PPP: 

  • compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
  • posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
  • utilizar as diferentes linguagens — verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Introdução das Atividades Permanentes

Responderão às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância. A escolha dos conteúdos que definirão o tipo de atividades permanentes a serem realizadas com frequência regular, diária ou semanal, em cada grupo de crianças, dependerá das prioridades identificadas em cada turma.

O Olhar Sobre a Avaliação

A avaliação é aquela que revela os passos alcançados e aquilo que ainda será construído. O professor deverá estar atento ao processo de desenvolvimento do aluno, pronto a auxiliá-lo na construção de seus conhecimentos.

Os erros são etapas a vencer, a avaliação não está voltada a mostrar erros, mas mostrar o processo de aprendizagem e onde o professor deve apoiar o aluno. A avaliação é instrumento formador e informador, mostrando caminhos superados e a superar.

A avaliação, parte do processo de aprendizagem e tem como função:

  • diagnóstica – busca investigar os conhecimentos que o aluno traz para a sala de aula;
  • formativa – no sentido de acompanhar as etapas da aprendizagem e da totalidade do percurso pessoal;
  • contínua e cumulativa – visando organizar as ações educativas subsequentes.

Ao avaliar o seu aluno, o professor deverá estar atento às inteligências múltiplas e emocionais, levando em consideração: interesse, participação, imaginação, percepção, atenção, pensamento, etc.

São levados em conta os aspectos qualitativos, e não só os quantitativos.

A avaliação, não é uma prova que promoverá ou reterá o aluno na série, mas todo um contexto bem estruturado.

Os resultados das avaliações são do professor e do aluno, pois os dois se interagem no processo da construção do conhecimento.

Constituem recursos de avaliação:

I – Avaliações;

II – Trabalhos individuais e em grupo;

III – Pesquisas e observações;

IV – Exposições orais e escritas;

V – Experimentos de laboratório;

VI – Excursões e viagens para aquisição de conhecimentos e experiências;

VII – Participação em feiras culturais e outros eventos de caráter formativo.

Competirá ao professor elaborar, aplicar e julgar os processos de avaliação, sendo que nenhuma atividade prevista tenha valor superior a 50% (cinquenta por cento) do valor bimestral.