Incentivar hábitos do plantio e cultivo é uma ótima dica para ser aplicada com os pequenos. Em nossa Escola temos a nossa horta, mas esse espaço também pode ser criado em sua casa: além de estimular uma alimentação mais saudável e proporcionar o contato com a natureza, pode ser uma tarefa bastante interessante para eles.
Outro ponto importante: os adultos são fonte de inspiração para as crianças, por isso, mostre entusiasmo na preparação do espaço e também no plantio. Tenha sempre paciência e oriente seu filho sobre os passos e processos desta etapa.
Para fazer a horta você irá precisar de:
– Substrato para jardinagem;
– Mudas ou sementes;
– Local para o plantio: vasos, floreiras ou canteiro.
Cubra o fundo do local escolhido com cascalho e preencha o restante com substrato para jardinagem. Se optar por usar sementes, siga as recomendações da embalagem (algumas espécies precisam ser plantadas em maior ou menor profundidade). No caso de re-plantar uma “mudinha”, espalhe a terra, encaixe a muda e complete ao redor.
Lembre-se de regar as plantinhas frequentemente de acordo com a orientação para cada planta, pois encharcá-la pode prejudicar seu desenvolvimento.
O que plantar?
Nossa sugestão é escolher plantas fáceis de cultivar como:
alface, hortelã, manjericão, orégano, salsa, dentre outras.
Outro momento divertido e que também trabalha a criatividade das crianças é a construção de um espantalho para a horta.
Fontes:
vamoscomermelhor.com.br
https://revistajardins.pt